AS INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO EM PAPEL NA EUROPA DÃO MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO AO DIGITAL

Temos o prazer de informar de que, de acordo com as orientações recentemente publicadas sobre o Regulamento relativo aos equipamentos de proteção individual (EPI), a Comissão Europeia (CE) eliminou o requisito que exigia que os produtos do EPI fossem “acompanhados” por instruções de utilização impressas. Esta alteração na redação permite que fabricantes como nós se libertem do papel e transitem para instruções de utilização em formato totalmente digital!

Antes deste anúncio, já tínhamos eliminado as instruções de utilização de EPI em papel nas Américas, onde os regulamentos não especificam a necessidade de instruções de utilização impressas e também começámos a adicionar códigos QR nas nossas embalagens primárias de produtos em todo o mundo para dar a todos os nossos clientes um acesso fácil a informações digitais sobre os produtos.

No entanto, as instruções de utilização sem papel ainda não tinham sido especificadas na Europa, pelo que a Federação Europeia de Segurança (ESF), sob a presidência de Guido Van Duren, Director of Regulatory Affairs da Ansell, começou a fazer campanha para que as regras fossem alteradas. Graças a estes esforços coletivos e ao compromisso estratégico da CE para com o desenvolvimento sustentável na Europa e no mundo, foi eliminada a exigência de instruções de utilização impressas para produtos de EPI.

Uma vez aprovada por todos os estados-membros, esta mudança há muito aguardada será benéfica para o ambiente. As instruções de utilização em formato digital irão economizar papel e reduzir os resíduos, dado que, anualmente, são utilizadas pelo menos 45 mil toneladas de papel para produzir instruções de utilização para EPI em papel na Europa*. 

De agora em diante, tencionamos acompanhar ativamente a adoção por parte dos estados-membros destas orientações atualizadas relativas a EPI e Van Duren continuará a liderar a ESF na sua meta relativa a instruções de utilização sem papel, o que esperamos ser plenamente apoiado pelos 27 estados-membros da UE na sua próxima reunião em abril de 2024.

*Referências bibliográficas: Atas da reunião do grupo de peritos da Comissão sobre equipamentos de proteção individual (1), 4 de maio de 2023, Bruxelas + documento sobre a posição da Federação Europeia de Segurança (ESF)

A ANSELL E O FSE CONDUZEM O EPI DA EUROPA PARA UM FUTURO DIGITAL

6 de dezembro, Bruxelas, Bélgica - De acordo com as directrizes do Regulamento relativo aos EPI recentemente publicadas, a Comissão Europeia (CE) eliminou o requisito de que os produtos de EPI têm de ser "acompanhados" por instruções de utilização (IFU) impressas, abrindo caminho para que fabricantes como a Ansell passem a utilizar IFU totalmente digitais.

Antes deste anúncio, a Ansell já tinha removido as IFU impressas dos EPI nas Américas, onde os regulamentos não especificam as IFU impressas, e também tinha começado a adicionar códigos QR às embalagens de produtos primários em todo o mundo para dar a todos os clientes da Ansell um acesso fácil a informações digitais sobre os produtos.

No entanto, as UIF sem papel ainda não estavam especificadas na Europa, pelo que a Federação Europeia de Segurança (ESF), sob a presidência de Guido Van Duren, Diretor de Assuntos Regulamentares da Ansell, começou a fazer campanha para que as regras fossem alteradas. Em primeiro lugar, Rikard Froberg, Presidente da Unidade de Negócios Globais Industriais da Ansell, chamou a atenção da UE para o assunto em dezembro de 2021, quando escreveu a pedir-lhes que alterassem as directrizes aplicáveis aos EPI e incentivassem os Estados-Membros a utilizar IFU sem papel. Depois, em abril deste ano, a Ansell iniciou uma petição instando a CE a eliminar a exigência de papel. Também realizaram um inquérito para recolher dados sobre a forma como as IFU são utilizadas pela sua base de clientes, enquanto o FSE preparou vários documentos de posição para exercer pressão no sentido da sua remoção.

Graças a estes esforços colectivos e ao compromisso estratégico da Comissão Europeia para com o desenvolvimento sustentável na Europa e no mundo, foi levantada a exigência de IFUs impressas para os produtos de EPI. Esta alteração há muito aguardada, uma vez aprovada por todos os Estados-Membros, será uma óptima notícia para o ambiente. As IFUs digitais permitirão poupar papel e reduzir os resíduos para todos, uma vez que são utilizadas pelo menos 45 000 toneladas de papel todos os anos para produzir IFUs em papel para EPI na Europa*.

 


No futuro, a Ansell está a monitorizar ativamente a adoção pelos Estados-Membros destas orientações actualizadas sobre EPI e Van Duren continuará a liderar o FSE no seu objetivo de IFUs sem papel, que a Ansell espera que seja totalmente aprovado pelos Estados-Membros da UE 27 na sua próxima reunião em abril de 2024.

Referência: Ata da reunião do grupo de peritos da Comissão sobre equipamentos de proteção individual (1), 4 de maio de 2023, Bruxelas + documento de posição do FSE


Arquivar