A SWEATSHIRT SOB TODOS OS ÂNGULOS

Tanto no Verão como no Inverno, a sweatshirt é A peça confortável, com estilo e versátil que nos acompanha ao longo de todo o ano.

E no mundo do têxtil B2B? Trata-se de uma ferramenta de comunicação eficaz, para conquistar os potenciais clientes, desenvolver a visibilidade da sua marca ou uniformizar as fardas de trabalho das suas equipas.

Resumindo, a sweatshirt personalizável é certamente um dos suportes têxteis lisos que dão mais espaço para a criatividade! É esta a razão para lhe dedicarmos este artigo.

Após termos dado os conselhos para escolher bem uma sweatshirt, chegou o momento de o conduzir aos bastidores da sua confecção…

Composição, gramagem, corte, tratamentos e acabamentos, as equipas da KARIBAN BRANDS abrem-nos as portas dos seus ateliers, para nos apresentarem a outra face de uma das peças mais icónicas dos nossos guarda-roupas.

Etapa #1: a composição

Uma sweatshirt pode ser composta por diferentes materiais e melhor ainda: por combinações de materiais. Aliás, é este aspecto que torna uma sweatshirt mais leve, mais bem adaptada para o desporto ou pensada para aquecer as pessoas que trabalham no exterior.

Trata-se, portanto, de um parâmetro com importância capital na KARIBAN BRANDS, que apresenta combinações de materiais para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes.

O mix mais versátil segundo eles? A suavidade do algodão e a resistência do poliéster!

Em função do rácio algodão/poliéster, as propriedades da peça final serão diferentes. Mas globalmente esta combinação reúne as vantagens das 2 fibras. O algodão para o carácter suave e confortável e o poliéster para um bom resultado do corte e das cores.

Precisamente, a propósito das cores: a regulamentação REACH permitiu reduzir a utilização de substâncias químicas, nomeadamente nas tintas. Isto é uma grande vantagem para o ambiente! Principalmente, procedimentos cada vez mais eficazes e naturais estão a ser desenvolvidos e oferecerão em breve tons ainda mais intensos e duradouros. Esta é uma das razões pelas quais a KARIBAN BRANDS decidiu juntar poliéster na composição das suas sweatshirts: para que as sweatshirts coloridas mantenham a intensidade o mais tempo possível.

Para ir ainda mais além, a KARIBAN BRANDS tomou a decisão de, sempre que possível, utilizar materiais sustentáveis, como o algodão orgânico ou reciclado e o poliéster proveniente das garrafas de plástico reciclado. E, sim, conjugar qualidade e produção racional é um dos eixos de desenvolvimento mais importantes para as equipas do Grupo.

Algodão orgânico + Poliéster

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K494

Sweatshirt de senhora com capuz Lounge Bio

Algodão orgânico + Poliéster reciclado

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K480

Sweatshirt BIO de homem com decote redondo e mangas raglan

Algodão reciclado + Poliéster reciclado

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NS410

Sweatshirt reciclada unissexo


O conselho da SPARS :

A sweatshirt permite todos os tipos de personalização, em diferentes locais, o que oferece múltiplas possibilidade de customização. Atenção às sweatshirts compostas por 50% poliéster e 50% algodão: neste caso, a temperatura de aquecimento deverá ser ajustada para a personalização!

Etapa #2: a confecção e a gramagem

Na segunda etapa: a confecção!

Resumindo, uma sweatshirt pode ser confeccionada em 2 ou 3 fios. Os modelos 2 fios são normalmente sweatshirts básicas, que podem ser interessantes em termos de custos, para os goodies distribuídos, por exemplo, num evento desportivo. De notar que, mesmo numa básica, ter mais algodão do que poliéster tornará uma peça confortável.

Para um resultado mais «premium», a confecção 3 fios é ideal: 100% algodão no exterior, poliéster/algodão no interior e principalmente… um fio de poliéster que permite unir os 2. É isto que permitirá ao tecido não ganhar borboto e resistir melhor ao longo do tempo, mantendo-se sempre suave e agradável de vestir. Resumindo, o top para equipar os seus colaboradores numa feira profissional ou para uma marca de pronto-a-vestir.

De seguida, falemos da malha, que também pode fazer variar o resultado e o conforto de uma sweatshirt: French Terry para uma sweatshirt leve, cardada para um aspecto macio e Interlock para os modelos topo de gama.

Talvez já tenha visto o termo «gramagem» nas fichas dos produtos da TopTex.pt: trata-se da espessura do tecido, por assim dizer. Para a calcular, as equipas da KARIBAN BRANDS utilizam um cortador de amostras e pesam a peça de tecido pré-lavada com o auxílio desta ferramenta. Uma gramagem elevada (com cerca de 360 g/m²) será característica de uma sweatshirt espessa com um bom resultado, enquanto uma gramagem de 260 g/m² dará mais fluidez à peça.

Cair fluido – 270 g/m²

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K471

Sweatshirt de senhora «LOOSE»

Espessura e resistência – 350 g/m²

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NS400

Sweatshirt unissexo

Etapa #3: o corte

Outra etapa crucial do processo de confecção de uma sweatshirt: a escolha e a montagem do corte.

2 opções:

  • montagem tubular, que é realizada em 3D, sem qualquer costura. É um dos cortes mais económicos, que dá à peça o aspecto largo «oversize», muito na moda.
  • A montagem corte e cose, em que as diferentes partes são unidas e cosidas em conjunto. Uma operação mais complexa, mas que conferirá uma estrutura mais cuidada

Para finalizar a «base» de uma sweatshirt, falta apenas um pequeno pormenor (mas não pouco importante): a forma! No que toca às mangas, são geralmente raglan (cosidas numa única peça até à gola) ou direitas (mais clássicas, como um tubo cosido à volta do ombro).

E para o look geral, alguns exemplos em imagens serão mais expressivos:

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NS401

Sweatshirt com capuz unissexo

hoodie: o seu carácter sportswear será perfeito para um slogan impactante, que as gerações mais jovens adoptarão sem qualquer dúvida!

versão com fecho, fácil de vestir, que poderá ser facilmente personalizada com um logótipo e vendida no âmbito de uma recolha de fundos. Um souvenir bonito, que dará visibilidade à empresa que o vende.

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K438

Casaco de algodão leve com capuz

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K474

Sweatshirt com decote redondo

icónica básica com decote redondo, intemporal e unissexo, que poderá ser uma ferramenta de marketing eficaz, a oferecer para fazer circular o nome de uma marca nas ruas e desenvolver a sua notariedade!

Etapa #4: os tratamentos e os acabamentos

A sweatshirt está quase terminada… Mas ainda faltam alguns pormenores importantes! São os tratamentos e os acabamentos, que vão dar os pequenos «mais», por vezes imperceptíveis, mas que fazem toda a diferença.

Por exemplo, para garantir o melhor resultado possível, existe uma técnica que se chama «pré-encolhimento», ou Low Shrinkage Fleece, na versão inglesa. Trata-se de um procedimento que vai permitir, portanto, pré-encolher o tecido e evitar que o mesmo não se altere muito com as lavagens.

Para reforçar o aspecto perfeitamente liso que adoramos nas sweatshirts, utiliza-se o tratamento com banho de enzimas. Bactérias naturais permitem eliminar os excedentes de materiais para deixar uma superfície impecável. E para uma suavidade ainda maior, existe um tratamento toque pele de pêssego, um procedimento mecânico que permite o desgaste do material exterior. Ainda mais eficácia, portanto!

Estamos quase… na KARIBAN BRANDS, as equipas aperfeiçoam todas as peças, claro que por razões estéticas, mas também para garantirem uma durabilidade máxima dos produtos.

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K4027

Sweatshirt eco-responsável com capuz de homem

malha rib, por exemplo, esta faixa elástica nas mangas ao nível dos punhos, pode conferir um look vintage, além de ajudar a sweatshirt a conservar a sua forma. Um pouco com o mesmo princípio há o tapa-costuras, cosido na decote. A sua função? Evitar as irritações no pescoço e que a decote perca a firmeza. O capuz também tem direito a uma atenção especial. Pode ser forrado para maior conforto ou com 3 painéis: é isto que lhe permitirá tomar a forma da cabeça sem criar uma ponta.

Até os cordões de ajuste são aprimorados: terminam com um nó ou com uma pequena peça metálica e têm ilhós em metal, em plástico ou cosidos.

O conselho da SPARS :

A sweatshirt é uma peça de vestuário historicamente desportiva, que devia adaptar-se à transpiração. É por este motivo que possui uma «ponta de cortesia», um triângulo na parte de baixo do decote, que ajudava a concentrar e a evacuar a transpiração. Um detalhe «vintage» e icónico que ainda existe na maioria dos modelos actuais!


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